O que faz um cientista de dados e por que esta profissão está em alta?
O cientista de dados é o profissional com conhecimentos de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações uteis e compreensíveis. Isso significa que ele terá acesso à Big Data, dados não-estruturados, e selecionará então informações relevantes. Com o mercado em expansão, o principal obstáculo é encontrar esse cientista de dados especialista, que costuma vir da área de exatas, como matemática e estatística. “Temos também absorvido profissionais de Ciência de dados: bootcamp da TripleTen promete formação em até 9 meses outras áreas, como comunicação, porque eles trazem um componente importante que é saber comunicar o resultado. Empresas de diversos setores podem se beneficiar da expertise desse profissional, como, por exemplo, a indústria farmacêutica, as empresas de tecnologia, o mercado financeiro e até órgãos de governo. Os recursos de inteligência artificial e machine learning permitem identificar as informações de maneira automática e precisa, algo extremamente útil para a análise dos dados pelo cientista.
Contudo, muitos desses dados carregam aspectos da dignidade e dos direitos básicos dos seres humanos. Nesse sentido, o tratamento dos dados deve respeitar essa questão e estar alinhado a esses princípios morais e éticos. Os ciclos agrupam essas tendências em conjuntos de crescimentos e quedas em um dado período.
Entenda o que faz esse profissional e veja as opções de pós-graduação do Insper na área
Um cientista de dados tem que ter o domínio de programação, matemática, estatística e ter conhecimentos de negócios. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. Se você deseja seguir uma dessas opções, saiba que há várias maneiras de se preparar. Uma das mais importantes é desenvolver suas habilidades investindo em qualificação profissional. Com formação na faculdade de Ciência de Dados ou outro curso na área de tecnologia, o cientista de dados é um profissional requisitado e cada vez mais necessário no mercado de trabalho brasileiro e mundial.
- Desenvolva e ajuste a escala de modelos de IA com seus aplicativos nativos em cloud entre praticamente qualquer cloud.
- A partir dos dados, é possível traçar melhores rotas de transporte e entrega, reduzindo custos e trazendo outros benefícios.
- Em essência, eles transformam dados brutos em informações acionáveis, identificando padrões, tendências e oportunidades para aprimorar processos e impulsionar o crescimento.
Elas ajudam a entender eventos que ocorrem ao longo de um período, de forma sequencial, como o número de vendas em uma loja em um ano. Da mesma forma, é necessário aprender a manipular os dados em estruturas relacionais, de modo a efetuar consultas, filtragens e alterações nas bases. Também é interessante conhecer ferramentas para dados não estruturados, https://nahoradanoticia.com.br/tecnologia/bootcamp-para-desenvolvimento-web-sua-chance-de-alavancar-a-carreira/ como as tecnologias e o movimento NoSQL. Os valores podem variar dependendo da maturidade de dados da empresa, do tamanho da equipe e das responsabilidades como data scientist. Saber programar é crucial, pois grande parte do trabalho no dia a dia será criar códigos com base em uma linguagem, como Python ou R, para chegar aos resultados.
O que é Ciências de Dados?
Esse perfil de data scientist se torna muito valioso no mercado, na medida em que novas empresas de um mesmo segmento surgem e passam a buscar por especialistas. Esse tipo de cientista de dados, provavelmente, está no mercado há muitos anos e já passou por várias etapas de desenvolvimento. Além disso, o profissional compreende que precisa estar em constante atualização. No mercado brasileiro, as lendas são pessoas que trabalhavam com ciência de dados, antes mesmo da área receber esse nome.
- A função de um cientista de dados é multifacetada e se enraíza profundamente na análise e interpretação de dados complexos.
- Um cientista de dados tem que ter o domínio de programação, matemática, estatística e ter conhecimentos de negócios.
- Essas plataformas também oferecem suporte a cientistas de dados especialistas ao também oferecer uma interface mais técnica.
- O potencial por trás dos dados médicos é gigantesco, e as empresas voltadas ao segmento sabem disso.
- O Data Science realiza esse mesmo processo, porém de forma mais analítica e aprofundada, com o foco em gerar valor.
- Então vou dar um exemplo de uma parte disso que a gente costuma chamar de ciências de dados.
“Em especial dentro das empresas de inovação e desenvolvimento tecnológico, que estão prosperando inclusive em um momento de crise como vivemos hoje. O que mais estamos falando e fazendo na pandemia, e nos últimos anos, é digitalizar”, afirma Carolina. Um feedback do cliente, o trajeto que você percorre até o trabalho, o tempo que as pessoas ficam conectadas na internet parecem apenas informações sem importância. Mas um cientista de dados consegue transformar tudo isso em números que podem ser importantes para diversos segmentos.